Logo
Print this page

Angola Entra no Mercado Internacional de Capitais

Angola Entra no Mercado Internacional de Capitais

O governo de Angola anunciou, nesta segunda-feira, 26 de Outubro, o lançamento de títulos de dívida soberana no mercado internacional, sob forma de Eurobonds, no montante global de USD$ 1.5 mil milhões.

Com esta medida, a administração angolana pretende diversificar as fontes de financiamento externo e o estabelecimento de fontes de financiamento de longo prazo.
As autoridades de Luanda acreditam que a iniciativa vai ter um impacto positivo em termos de avaliação das Agências de Notação de Risco.
“A emissão soberana que tem lugar na Bolsa de Londres na sequência dos esforços iniciados em 2011, quando atendendo ao facto de que o recurso as fontes de financiamento tradicionais (bilateral, comercial e linhas de crédito) mostrava já alguma concentração, que do ponto de vista da gestão dos riscos e dos custos associados não é recomendável, pois aumenta a exposição do País à um determinado financiador, o Executivo considerou a necessidade de buscarem-se fontes de financiamento alternativas”, diz uma nota do Ministério das Finanças de Angola.
A mesma fonte lembra que foi assim que começaram a ser dados os primeiros passos na elaboração dos estudos que pudessem vir a sustentar uma primeira emissão soberana de Angola nos mercados de capitais internacionais. Com este desiderato, o Executivo Angolano, para além de buscar aconselhamento técnico e jurídico com instituições financeiras de renome internacional, tal como Goldman Sachs, J.P. Morgan, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, passou a submeter-se a avaliações periódicas por parte das principais agências de notação de risco internacionais.
Fonte: APO

Palops.com@ All rights reserved.