Obra do moçambicano Malangatana leiloada por cerca de USD 9 mil em Nova York

Obra do moçambicano Malangatana leiloada por cerca de USD 9 mil em Nova York

Uma obra do falecido artista moçambicano, Malangatana, foi leiloada, na segunda-feira, 4 de Maio, por cerca de USD 9 mil dólares.

De acordo com a descrição, a pintura, tal como a maioria das obras plásticas do artista, “retrata as suas preocupações e lutas de pessoas comuns enquanto o seu país natal, Moçambique, lutava pela independência de Portugal”.
A obra, com as dimensões de 64,8 por 61,3 centímetros, foi feita com tinta a óleo e estava avaliada para ser vendida entre sete mil e dez mil dólares.
O leilão foi promovido pela secção de Arte Africana Moderna e Contemporânea, da casa londrina Bonhams. Dele faziam parte obras dos artistas moçambicanos Bertina Lopes e Malangatana e do angolano António Olé.
Na mesma secção, também foi leiloado o quadro “Sonho no Espaço”, de Bertina Lopes, por seis mil dólares. As projeções indicavam que poderia ser leiloado entre cinco e sete mil dólares.
“Sem título”, do angolano António Ole, de 1993, foi vendida por 5.100 dólares, estando avaliada de quatro mil a seis mil de dólares.
Já “Libertação dos Povos Negros”, de 1974, do falecido artista moçambicano Shikhani, acabou por não ser leiloado. A pintura foi executada quando o partido político, FRELIMO acabava de negociar com Portugal, um cessar-fogo que durava uma década em Moçambique. A obra foi adquirida por Guglielmo Riccitelli, no final da década de 70.
Além destes, também fizeram parte do catálogo os artistas Sam Nzima da África do Sul, Iba N’diaye do Senegal, Ouatarra Watts da Costa do Marfim, entre outros.
Fonte: bantumen.com

Mind-Blowing Holiday Travel Sale. Book now and get up to  off* with coupon code: SFHOL15
Fare Buzz
SmartFares' Exclusive Cheap Flight Sale