Angolanos serão chamados a obter passaporte biométrico

Angolanos serão chamados a obter passaporte biométrico

Os cidadãos angolanos poderão ser chamados, no decurso deste ano, a substituir o actual passaporte por um biométrico, com design e tecnologia de segurança inovadores que já se utilizam em vários países do mundo.

As informações pessoais dos portadores deste tipo de passaporte são armazenadas num minúsculo chip de computador RFID.
Trata-se de informações com os dados e a foto que constam na folha de identidade principal, bem como as impressões digitais colectadas no momento solicitado pelo órgão emissor.
O objectivo é evitar a fraude ou falsificação, tornando praticamente impossível o uso do documento por terceiros.
Fonte do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) revelou à ANGOP que o órgão, afecto ao Ministério do Interior, tem máxima urgência em concluir esse projecto de passaporte.
"Neste momento estamos a acertar os últimos pormenores tecnológicos para avançar, pretendemos fazer o lançamento do passaporte biométrico no último trimestre de 2021", assegurou a fonte.
As autoridades migratórias deverão também dar início, em breve, a um novo recenseamento geral da população estrangeira em Angola.
O processo vai actualizar as estatísticas, ou seja, saber quantos estrangeiros existem em Angola, o que fazem e que actividades desempenham, para melhor controlo deste segmento populacional.
O Estado, disse a fonte, terá grandes benefícios, porque uma vez legalizados os estrangeiros passarão a pagar regularmente os impostos, "o que significa mais receitas para os cofres do Estado".
Antes desse processo, está previsto o recenseamento relativo aos refugiados e requerentes de asilo em Angola. O processo deve começar após a conclusão da cláusula de cessação das nacionalidades liberiana, ruandesa e serraleonesa.
"Queremos conceder um documento fiável do Governo angolano a esses cidadãos e só depois é que partiremos para um censo geral da população estrangeira residente em Angola", argumentou a fonte.
Fonte: Angop

 

Últimas Notícias

More Articles
Mind-Blowing Holiday Travel Sale. Book now and get up to  off* with coupon code: SFHOL15
Fare Buzz
SmartFares' Exclusive Cheap Flight Sale