Parlamento São-Tomense marca 2ª volta das Presidenciais

Parlamento São-Tomense marca 2ª volta das Presidenciais

A Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe marcou para 5 de Setembro, próximo, a data para a realização da segunda volta das eleições presidenciais, quase um mês depois da data inicialmente prevista. A disputa será entre Carlos Vila Nova do ADI e Guilherme Posser da Costa do MLSTP, os dois mais votados no escrutínio de 18 de Julho.

A solução foi encontrada através de uma "lei excepcional" aprovada esta terça-feira pelo parlamento são-tomense.
A nova data surgiu de uma proposta apresentada em plenária pela bancada do MLSTP-PSD deixando cair a anterior opção de 29 de Agosto proposta inicialmente pela Comissão Eleitoral Nacional.
A segunda volta estava prevista para 08 de Agosto mas um contencioso judicial registado no Tribunal Constitucional, atrasou o processo.
Depois de um período de impasse por desentendimento entre juízes face a recontagem ou não de votos, só no dia 05 de Agosto, o Tribunal Constitucional divulgou os resultados definitivos das eleições de 18 de Julho, confirmando Carlos Vila Nova, com 43,3% dos votos, e Guilherme Posser da Costa, com 20,7%.
Face ao mandato do Presidente da Republica em exercício que termina no dia 3 de Setembro, alguns consideram que Parlamento deverá prorrogar o mandato de Evaristo Carvalho, uns defendem a aplicação da substituição interina por Presidente do Parlamento, outros sustentam ainda que o mesmo deve manter-se no cargo até a entrada em funções do novo Presidente eleito.
Fonte: Agência STP-press

 

 

Últimas Notícias

More Articles
Mind-Blowing Holiday Travel Sale. Book now and get up to  off* with coupon code: SFHOL15
Fare Buzz
SmartFares' Exclusive Cheap Flight Sale