Abertas candidaturas para apoiar a criação artística contemporânea nos PALOP e Timor-Leste

Abertas candidaturas para apoiar a criação artística contemporânea nos PALOP e Timor-Leste

A Fundação Calouste Gulbenkian já abriu, até 07 de Julho, as candidaturas para apoiar o desenvolvimento de quatro pólos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e música, nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Timor-Leste.

Em comunicado a Fundação Gulbenkian, explica que esta iniciativa será desenvolvida em parceria com o Instituto Camões, salientando que a criação destes pólos visa promover a qualificação de recursos humanos e de instituições da sociedade civil ligadas às artes.
As candidaturas são destinadas a instituições/entidades com sede e actuação nos PALOP, nomeadamente, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A mesma fonte adianta que, este concurso prevê apoios na investigação artística, na criação de novas produções/obras, na programação de produções/obras pré-existentes, bem como a iniciativas de carácter formativo e de capacitação ou acções específicas de envolvimento e desenvolvimento de públicos.
A nota informa ainda que só serão aceites candidaturas online e que o concurso decorre em duas fases e no final serão apoiados quatro pólos, cujo programa de actividades deve ter a duração de 30 meses.
A Procultura PALOP-TL é uma Acção do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P. e co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Tem como objectivo contribuir para a criação de emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.
Está enquadrada pelos princípios do Consenso Europeu em matéria de desenvolvimento nomeadamente, pelo reconhecimento de que a cultura favorece «a inclusão social, a liberdade de expressão, a formação da identidade, o empoderamento civil e a prevenção de conflitos» e pela intenção da União Europeia e dos seus Estados membros de fomentar a economia e as políticas culturais quando estas contribuam para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Inforpress

Mind-Blowing Holiday Travel Sale. Book now and get up to  off* with coupon code: SFHOL15
Fare Buzz
Sock Fancy