Booking.com

OMS e governo de Cabo Verde assinam acordo para combater COVID-19

OMS e governo de Cabo Verde assinam acordo para combater COVID-19

O governo de Cabo Verde e a Organização Mundial da Saúde assinaram, em 5 de Junho na cidade da Praia, um acordo de cooperação financeira orçamentado em 62 mil contos cerca de USD 650 mil) no âmbito do combate à pandemia covid-19.

A parte cabo-verdiana fez-se representar pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, e a OMS pelo representante no arquipélago, Hernando Agudelo.
Arlindo do Rosário destacou que a ajuda da OMS é fundamental porque visa alargar a capacidade de resposta a nível laboratorial. “Estamos a reforçar o laboratório em S. Vicente; estamos a trabalhar fortemente para mesmo aqui em Santiago criar outros espaços para aumentar essa capacidade; estamos a ver com a Uni-CV, com o Instituto Nacional de Saúde Pública (INPS) um outro espaço no laboratório de entomologia para aumentar essa capacidade e vamos também ver como nos 4 principais pontos de entrada do país, nomeadamente na ilha do Sal", disse o ministro.
Do Rosário salientou ainda o apoio da OMS para o reforço em recursos humanos na área laboratorial e na gestão de casos com a vinda de um Intensivista.
Por sua vez, Hernando Agudelo, representante da OMS, observou que "há uma situação onde o número de pessoas afectadas hoje está menor do que o previsto no início da pandemia. E creio que isto é o reflexo do trabalho que tem sido feito pelo Ministério da Saúde e pelo Governo”.
Segundo ele, além do apoio técnico, a OMS está também a apoiar financeiramente o país. Realçou que "A OMS tem recebido recursos de muitos doadores para o apoio a nível mundial da resposta a epidemia de COVID19, gostaria salientar que dos recursos disponibilizados hoje neste acordo, uma grande parte veio da União Europeia, alem de outros fundos provenientes da Dinamarca, China e do Azerbaijão".
Estiveram presentes no evento técnicos da OMS e do MSSS que trabalham directamente no apoio da esta resposta a esta pandemia.
Fonte: Grupo APO Group e OMS

powered by social2s

Últimas Notícias

More Articles