Booking.com

Crisolita Figueiredo disputa 1º distrito do Conselho Municipal de Pawtucket

Crisolita Figueiredo disputa 1º distrito do Conselho Municipal de Pawtucket

A cabo-verdiana Crisolita Figueiredo é candidata à cadeira em disputa no 1º distrito (ward 1) do conselho municipal da cidade americana de Pawtucket, estado de Rhode Island, e pretende mobilizar os seus conterrâneos a se engajarem e votar por ela nas eleições primárias de 8 de Setembro deste ano. Esse será o passaporte para as eleições gerais que ocorrem em Novembro.

“Decidi concorrer porque a nossa cidade está precisando de uma nova liderança. O meu oponente está há 29 anos no cargo e, antes, era o pai dele que ocupou o lugar durante 10 anos. Por isso, penso que a cidade precisa de novos líderes políticos determinados a mudar a vida dos constituintes e dar um rumo positivo à cidade”, disse em entrevista a Visãonews.
Questionada sobre as probabilidades de vencer, Crisolita Figueiredo mostrou-se optimista: “Absolutamente. Se a comunidade me apoiar sairemos vencedores desta eleição”.
O grande desafio é convencer àqueles que têm capacidade de votar a se registarem – se ainda não o fizeram – e a exercer o poder de escolha nas eleições primárias e gerais.


Ela elege a educação como prioridade. O desafio imediato é a preparação da reabertura das escolas após o confinamento devido à pandemia Covid-19. Como voluntária, Crisolita Figueiredo participa de um grupo que estuda as vias para o regresso dos estudantes e professores às escolas, de forma segura. Também ajuda uma associação cabo-verdiana que está a distribuir alimentos, produtos higiénicos e de limpeza a pessoas necessitadas.
Sobre a pressão da administração federal para abrir as escolas, Figueiredo responde: “O Departamento escolar não está preparado para reabrir em Setembro. Pessoalmente, se me for dado a opção de escolha, eu preferiria ter as minhas filhas estudando de forma virtual”.
A educação de adultos é uma outra prioridade que a candidata tem no seu plano de trabalho. “Há muitos imigrantes que não falam o inglês e isso cria uma barreira enorme especialmente no relacionamento dos pais com as escolas. Por isso, pretendo incentivar os adultos a aprender a língua inglesa”.
Natural da ilha do Sal, Crisolita Figueiredo hoje casada e mãe de três meninas, emigrou para os Estados Unidos em Janeiro de 1995. Primeiro se instalou em Boston, Massachusetts, onde concluiu o ensino secundário. A condição de indocumentada fez atrasar seus propósitos de prosseguir os estudos. Ultrapassada essa fase, regressou à actividade académica e obteve licenciatura em Sociologia pela Universidade de Rhode Island.
Ela faz parte de um grupo de seis mulheres que concorrem para diferentes postos de chefia na estrutura governamental de Pawtucket. A equipa se autodenomina “It’s her time” (É hora dela) e é integrada ainda por Agi Gai-Kah, Melissa DaRosa, Alexis Schuette, Janie Seguí Rodriguez e Tarshire Battle.
Pawtucket é uma das cidades com maior diversidade populacional no estado de Rhode Island . Dos seus 71,148 habitantes, de acordo com o Censo de 2010, a população branca representa 49.4%. A outra metade é composta por cabo-verdianos, afro-americanos, latinos, asiáticos, entre outros.

 

Últimas Notícias

More Articles