O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, disse nesta quarta-feira, 8 de Julho, haver grande expectativa quanto ao julgamento e responsabilização exemplar dos terroristas que têm sido neutralizados.
O chefe de Estado fez essas declarações durante a tomada de posse do Conselheiro do Tribunal Supremo, Henriques Carlos Xavier Coça.
“Temos que continuar juntos no combate à violência, responsabilizando criminalmente os terroristas que são neutralizados e encaminhados à barra dos tribunais. A nossa expectativa é que para a responsabilização dos que protagonizam tais actos, o judiciário deve ser célere e exemplar na sua actuação para que não prevaleça o sentimento de impunidade”, afirmou o Presidente, ressalvando que “queremos que prevaleça o sentimento de que em Moçambique os criminosos são exemplarmente punidos”.
No discurso, Nyusi pediu ainda, a atenção de todos moçambicanos quanto à desinformação que tem existido sobre a violência armada que opõe Cabo Delgado, desde 05 de Outubro de 2017.
“Devemos, igualmente, ficar atentos contra os que procuram por outras formas fazer acreditar as atitudes macabras dos terroristas, usando a desinformação para divulgar de forma manipulada as populações que sofrem a violência”, disse Filipe Nyusi.
Para todos esses assuntos, o mais alto magistrado espera o contributo de Henriques Carlos Xavier Cossa que passa para Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo.
“Esperamos que dê o melhor de si, nas novas funções, elevando o prestígio do órgão e do judiciário”, declarou Nyusi.
Na magistratura judicial desde 1992, Henriques Carlos Xavier Cossa era até então, Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.
Fonte: O País