O ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha, inaugurou nesta terça-feira, 16 de Fevereiro, na Boa Vista, um centro de comando do projecto denominado Cidade Segura para uma intervenção policial “inteligente, proactiva e próxima” na ilha.
Segundo Paulo Rocha, o Centro será “o cérebro operacional” para segurança pública na Boa Vista, a partir do qual serão antecipados problemas e minimizados os seus efeitos.
Para o ministro trata-se “do maior, mais complexo e desafiante” projecto de segurança pública que já se implementou no País.
Ele informou ainda que o centro já funciona em pleno e foi desenvolvido num contexto de uma necessidade constatada de conferir às forças e serviços de segurança condições para responder a um ambiente urbano que suscita permanentemente, uma intervenção policial.
“Todas as situações de crise, inclusive as mais complexas, que demandam decisões rápidas e eficazes, são tratadas, geridas e resolvidas a partir desta sala operacional”, explicou, acrescentando que as câmaras colocadas no espaço urbano para o monitoramento ininterrupto não servem apenas para antecipar ou detectar crimes”.
Segundo aclarou, a videovigilância, associada a uma actuação integrada tem, antes de mais, carácter preventivo, “tornando-se decisiva para muitos serviços”.
Por seu lado, o presidente da câmara da Boa Vista, Cláudio Mendonça, considerou que implementação do projecto Cidade Segura e a operacionalidade do centro de comando “aumentará a competitividade” da ilha, contribuirá para torná-la um destino turístico “mais seguro, atractivo e de excelência”.
Para Cláudio Mendonça, este projecto, que contempla 66 câmaras de videovigilância com uma cobertura em toda a cidade de Sal Rei, da vila do Rabil, entrada de Bofareira, João Galego, Fundo das Figueiras e Povoação Velha, dá assim “mais segurança aos munícipes”, bem como aos turistas que escolheram a ilha para férias.
“Um projecto desta envergadura numa ilha turística como a Boa Vista é de grande importância visto que a segurança pública constituí também um factor determinante na escolha e valorização de um destino turístico”, sintetizou Cláudio Mendonça.
O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista reiterou ainda “total disponibilidade” em continuar a colaborar com a Policia Nacional (PN), promovendo, assim, a segurança da população e daqueles que visitam a ilha.
Fonte: Inforpress