Booking.com

Ciclone Guambe ameaça costa de Moçambique

Ciclone Guambe ameaça costa de Moçambique

A tempestade tropical Guambe transformou-se em ciclone e deverá chegar a costa da província de Inhambane, no este de Moçambique, com ventos de intensidade superior a 150 quilómetros. A região central do país, incluindo a capital do país, Maputo, deverá sentir ventos de 83 quilómetros.

"Os impactos em termos de ventos e chuvas fortes deverão acontecer sobretudo no sul de Moçambique até domingo" e "os habitantes devem seguir indicações fornecidas pelas autoridades", alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inam).
Segundo oInam, as províncias de Manica, Sofala e Zambézia, no centro, também deverão ser afectadas.
A aproximação da tempestade Guambe acontece depois de o país já ter sido fustigado em poucas semanas por outras depressões atmosféricas que têm causado inúmeras inundações.
Moçambique está em plena época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de Outubro e Abril, com tempestades oriundas do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.
Este ano milhares de pessoas já foram afectadas.
As mais graves foram a tempestade Chalane, no final de 2020, e o ciclone Eloise, em Janeiro, com um balanço oficial total de 19 mortos, mas relatos de autoridades locais apontam para o dobro.
Fontes: Angop e Lusa

Últimas Notícias

More Articles