Booking.com

Petrolífera angolana Sonangol retoma exploração no Iraque

Petrolífera angolana Sonangol retoma exploração no Iraque

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) retomou, em Fevereiro deste ano, no Iraque, as operações de produção de 35 mil barris de petróleo por dia, depois de paralisadas em 2020, devido à pandemia da covid-19, segundo informações da agência Angop.

A retomada da exploração no campo de Qiayrah, no norte do Iraque, foi confirmada nesta sexta-feira, pelo presidente da Comissão Executiva da Unidade de Produção e Exploração da Sonangol, Ricardo Vandeste, em conferência de imprensa, em alusão aos seus 45 anos de existência.
No referido campo, a produção de inicial de Fevereiro deste ano era de 10 mil barris/dia, tendo já atingido até ao momento, os 35 mil barris/dia, não obstante esse período de paralisação. Enquanto isso, o outro bloco “onshore” (terra), em Najmah, também no Iraque, aguarda pelo arranque das operações.
Neste país, a Sonangol celebrou, com o Governo iraniano (em 2009), dois contratos com risco, em que o operador é remunerado de acordo com a produção. “Se a produção pára, automaticamente, essa remuneração também pára”, esclareceu o interlocutor à Angop, em particular.
Além do Iraque, a Sonangol tem operações em países como Cuba, onde efectuam trabalhos de exploração, Brasil, Venezuela e São Tome e Príncipe.
Segundo apurou-se, na Venezuela, por causa da situação geopolítica do país, a petrolífera angolana continua activa na manutenção dos poços e dos campos, mas está sem capacidade de armazenamento, em função do embargo de exploração imposto àquele país da americana latina.
No Brasil, a produção e exportação de refinados da Sonangol situam-se na ordem dos 1.348.901 barris, em 2020, contra os 1.337.346 registados em 2019, tendo-se observado uma variação na ordem dos 1%, correspondentes a um aumento de 7.555 barris no ano passado.
Na conferência de imprensa da Sonangol foram apresentados, pelo presidente da petrolífera, Sebastião Gaspar Martins, os resultados provisórios de carácter operacional, comercial e financeiro da empresa e suas unidades de negócios referentes ao ano de 2020.
Fonte: Angop

powered by social2s

Últimas Notícias

More Articles