A Africa Oil & Power enviou uma mensagens de felicitações à petrolífera angolana Sonangol que celebra 45 anos em operação.
“A Sonangol opera desde 1976 e, apesar de enfrentar desafios políticos e económicos, manteve-se resiliente e ajudou a transformar o sector de petróleo e gás do país numa história de sucesso global, ao mesmo tempo que construiu uma reputação como empresa líder entre as empresas nacionais de petróleo africanas”, diz a nota.
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou que a Sonangol tem contribuído para o crescimento e sustentabilidade da indústria petrolífera do país - garantindo assim uma maior rentabilidade para o Estado - e tem apoiado a participação de empresas e quadros nacionais nas actividades do sector. A Sonangol tem sido um grande contribuinte para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.
Entre as suas mais recentes vitórias, encontra-se a implementação de uma série de reformas destinadas a impulsionar ainda mais o sucesso do sector e a concentrar as actividades da Sonangol na sua cadeia de valor estratégica. Com a reestruturação da Sonangol e do sector e a transferência da função de concessionária para a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Sonangol conseguiu tornar-se mais rentável e eficiente. O conselho de administração da Sonangol anunciou recentemente que a empresa poupou, em 2020, $1,441 mil milhões de dólares, nos quais a reestruturação foi um factor determinante, permitindo ao país reduzir significativamente as importações de combustível.
À medida que o continente africano emerge dos impactos da pandemia da COVID-19 e os preços do petróleo estabilizam, a Sonangol está a dar prioridade ao aumento da capacidade de produção, impulsionando o envolvimento internacional no sector dos hidrocarbonetos e reforçando o seu papel central na produção nacional de petróleo e gás.
Fonte: APO Group