Sob o lema quebrar o estigma em torno das mulheres com infertilidade e empoderar as meninas na educação, a Merck Foundation juntou-se a 18 Primeiras Damas Africanas para celebrar o Dia Internacional da Mulher através da campanha “More Than a Mother” (Mais do que mãe).
À iniciativa se uniram ainda 180 especialistas locais em fertilidade e embriologistas, e mais de 150 agentes de saúde sexual e reprodutiva de 35 países para empoderar as mulheres com problemas de infertilidade, através de acesso à informação, educação, saúde e mudança de mentalidade.
“Acredito fortemente que agora é a hora de defender os direitos das mulheres e empoderá-las. Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres do mundo e aos homens que apoiam e empoderam as mulheres”, disse a senadora Rasha Kelej, directora Executiva da Merck Foundation e presidente da Merck More Than a Mother.
Em muitas culturas em África, as mulheres sem filhos ainda sofrem discriminação, estigma e ostracismo. A incapacidade de ter um filho ou de engravidar pode resultar em mulheres muito isoladas, deserdadas ou agredidas. Isso geralmente resulta em divórcio ou violência física e psicológica.
A Merck Foundation também fez advocacia em parceria com as Primeiras Damas Africanas através das suas mídias sociais com mais de 3 milhões de seguidores, lançou prémios de mídia, moda e cinema; criou 20 canções locais; livros de histórias infantis; e apoiou muitas mulheres sem filhos na criação de seus próprios pequenos negócios através do programa “Empowering Berna”.
Rasha Kelej diz que acredita na formação de meninas fortes e empoderadas. “Através do programa Educar Linda, apoiamos jovens africanas desprivilegiadas, mas brilhantes, a continuar a sua educação, de modo a capacitá-las a realizar os seus sonhos e atingir o seu pleno potencial ”, acrescentou.
Estudos mostram que, em áreas onde existe alta pobreza e décadas de conflito, as meninas enfrentam enormes desafios que limitam a sua capacidade de obter a educação que merecem. Também foi constatado que muitas meninas abandonam a escola por falta de necessidades básicas, como propinas e uniformes. A Merck Foundation está a apoiar a educação de algumas das meninas de alto desempenho, fornecendo bolsas de estudo e subsídios que podem cobrir as propinas e emolumentos escolares, uniformes escolares e outros bens essenciais, incluindo cadernos, canetas e instrumentos matemáticos. O programa Educar Linda contribuiu para o futuro de 100 meninas, de países como: Gana, Burundi, Malawi, Níger e Libéria.
Fonte: APO Group