Cabo Verde: José Maria Neves eleito Presidente da República à primeira volta

Cabo Verde: José Maria Neves eleito Presidente da República à primeira volta

O antigo primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves foi eleito, à primeira volta, o quinto Presidente da República de Cabo Verde, com 51,5% dos votos, de acordo com os dados do apuramento provisório do escrutínio realizado neste domingo, 17 de Outubro.

Carlos Veiga, o principal opositor de Neves, já admitiu a derrota e ligou para felicitar o vencedor.
Segundo dados atualizados às 21:00 (locais) pela Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) e pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Maria Neves contabilizava 93.149 votos (97% das mesas apuradas), enquanto o principal opositor, Carlos Veiga, também antigo primeiro-ministro (1991 a 2000), voltou a falhar a eleição, pela terceira vez (2001 e 2006), garantindo 77.018 votos, equivalente a 42,6%.
A taxa de abstenção situava-se nos 54%.
Para este sufrágio estavam inscritos 398.864 eleitores – 342.778 no território nacional e 56.087 no conjunto dos países que integram a diáspora -, que dispõem de 1.053 mesas de voto nos círculos nacionais e 243 no estrangeiro.
Às eleições presidenciais concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
O candidato eleito Presidente da República deverá deter a maioria absoluta dos votos validamente expressos (mais de 50 por cento), não se contando como tais os votos em branco. No caso de nenhum dos candidatos conseguir atingir este número, então, realizar-se-á uma segunda volta entre os dois mais votados.
(Com Lusa e Inforpress)

Últimas Notícias

More Articles
Mind-Blowing Holiday Travel Sale. Book now and get up to  off* with coupon code: SFHOL15
Fare Buzz
SmartFares' Exclusive Cheap Flight Sale