Booking.com

Em Luanda vivem 122 milionários angolanos - diz estudo

Em Luanda vivem 122 milionários angolanos - diz estudo

Em Luanda, a capital de Angola, vivem actualmente 122 milionários, de acordo com uma pesquisa do New World Wealth sobre as cidades que acolhem os mais ricos de África.

A mesma fonte avança que o continente tem 163,000 milionários. A maior parte, 527, vive em Joanesburgo, na África do Sul. Da lista fazem parte ainda Cidade do Cabo (238), Nairobi (184), Pretoria (154), Acra (117), Durban (86), Cairo (85), Casablanca (59) e Lagos (43).
Esse grupo acumula mais de US$670 mil milhões de dólares, um valor superior ao produto nacional bruto da Nigéria e do Quénia combinados.
Para o director do Afrasia Bank, Colin Grieve, e co-autor do estudo, o crescimento acelerado das cidades africanas tem atraído empresários que estão gerando riquezas.
A previsão é que o número de milionários em Angola, no Quénia e na Nigéria mais que duplicará até 2030, potenciando as perspectivas do negócio da banca privada, de acordo com um relatório da consultora New World Wealth (NWW).
Recorde que a mulher mais rica de África, é a angolana Isabel dos Santos, filha do Presidente do país, José Eduardo dos Santos. O homem mais rico do continente, Aliko Dangote, é nigeriano e, segundo a Bloomberg, tem activos no valor de 22 mil milhões de dólares, mas o maior número de milionários continuará, em 2030, na África do Sul, que deverá crescer 78% para 86.700.