Booking.com

Banco Central de Angola admite nova desvalorização do Kwanza

Banco Central de Angola admite nova desvalorização do Kwanza

A queda das receitas da exportação do petróleo pode levar o Banco Nacional de Angola a uma terceira desvalorização da moeda local, Kwanza, no que vai do ano, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Nesta quinta-feira um dólar americano valia 135 kwanzas, no mercado oficial, e se comercializava a 250 kwanzas, no mercado paralelo.
O Banco de Angola fez uma desvalorização de 4% em Setembro, na sequência de uma outra alteração brusca de 6%, feita em Junho deste ano.
A redução gradual das receitas do petróleo - principal produto de exportação do país - tem abatido fortemente a terceira maior economia da África Subsaariana.
Sabe-se que em sua última reunião realizada nos dias 28 e 29 de Setembro, o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) decidiu manter a taxa básica de Juro em 10,50% ao ano; e a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em 12,0% ao ano.
A decisão foi tomada após análise da evolução da taxa de inflação e da taxa de câmbio, assim como os indicadores de crescimento da actividade económica e das contas fiscais e monetárias.